Ja podem Seguir no INSTAGRAM Sigam

Ja podem Seguir no INSTAGRAM@FITNESSGIRLSBYCYNTHIA

terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Bom dia meninas Fitness!! Peso X Composicão Corporal

Hoje o tema será o Peso X  Composicão Corporal, visto que vejo que muitas mulheres ainda não sabem a diferenca e apenas se baseiam no peso, acham que por ter o peso ideal estão saudaveis, muitas vezes e um engano podem ter o peso ideal mas muita percentagem de gordura, podem ter sobrepeso devido a tanta gordura corporal, ha que ter cuidado e nao olhar so para o peso, mas sim a relacao de peso gordo e peso magro, deixo-vos uma boa oportunidade para o saberem, está agora no Lidl uma balanca digital a 12,99€ baratissima, que para além de indicar o peso corporal , mede a percentagem de massa magra, de massa gorda, a massa ossea, percentagem total de agua, e a nossa necessidade calorica, ideal para que treina e quer saber se esta a obter os resultados necessarios.


Primeiro, temos que perceber que os músculos são os nossos queimadores de gordura profissionais!O Músculo é um tecido metabolicamente ativo, o que significa, que ele manda energia em todos os momentos apenas para se manter, até mesmo a dormir. Cada kilo a mais de músculo precisa de aproximadamente 100 kcal por dia.O mais importante que devemos saber, Não queremos perder músculos,queremos mante-los ou aumentá-los,depende do vosso objetivo mas perde-los é má ideia.
Agora vou dar um exemplo, imaginem que voces entram numa dieta restritiva com toda a força de vontade e perde 3 kg no final da primeira semana de dieta! Voces vao ficar felizes e continuar, afinal 3kg numa semana e optimo… na segunda semana perdem mais 2 kg! Foram 5 kg em 2 semanas, que bom resultado pensam voces… agora vamos ver a verdade. Vocês estão apenas a considerar o peso da balança! 
Se vocês perderem 5 kg, como no exemplo anterior, podemos imaginar que algo em torno como 3 kg foram de água e músculo. Agora vocês vão ter menos músculos, o que significa que vosso corpo precisa de menos calorias diariamente para se manter, o que significa que terão que cortar as calorias ingeridas a fim de ajustar a nova necessidade. E se fizerem isso o eu vai acontecer? continuarão neste ciclo, vão perder ainda mais músculos, diminuirão ainda mais as calorias, até que desistam de vez da dieta e retomem os vossos hábitos alimentares. Quando fizerem isso, vão estar com um metabolismo mais baixo, afectado pela dieta, e ainda para agravar a situacão terão menos massa muscular para consumir energia no corpo.Resultado? Vão voltar ao peso anterior com facilidade e correm um risco muito alto de ficar ainda mais gordas. Isto tudo para dizer: Não se foquem nos resultados apenas do peso. É importante ter uma idéia do peso ideal, mas não foquem o vosso sucesso ou insucesso só com base no ganho/perda de peso. Foquem-se sim na sua composição corporal. Isso consiste em saber qual sua porcentagem de gordura corporal, saber qual vosso peso “magro” e qual o vosso peso “gordo”. Para saber como calcular a vossa própria gordura corporal,vou deixar algumas tabelas mais abaixo.Agora, vamos imaginar que vocês estão a levar a sério vossos objetivos, que voces treinaram muito e conseguiram uma composicao corporal como por exemplo:
100kg = % de gordura corporal: 23%
Com estes dois dados sabemos logo o  “peso magro” e o “peso gordo”: Peso gordo: 0.23 * 100 = 23kg,e só multiplicar os 23% (23/100) pelo vosso peso ( neste caso 100kg). Como resultado, temos exatamente o peso da gordura no vosso corpo, o vosso peso gordo, que no exemplo é: 23kg. Agora partimos do vosso peso (100kg) e subtraímos o peso gordo para obtermos o peso de massa magra:100kg – 23kg = 77kg. Temos agora as informações mais importantes para termos uma ideia da vossa situacão atual.É uma boa maneira de saberem se estão a atingir objetivos, se estão a treinar corretamente, se a alimentacão e a mais adequada ao vosso sucesso.O que queremos agora é começar uma dieta consciente que se direcione para vosso objetivo e manter o olho nos seus números. Vocês só precisam de saber que bom e quando estamos a perder o peso gordo e não a perder o peso magro (músculos, etc.), afinal queremos perder gordura e não outras coisas. Se assim for saberão que estão no caminho certo! Resumindo, prestem mais atenção à composição corporal e não somente ao peso. Procurem descobrir a vossa composição (% de gordura corporal, massa magra e massa gorda) para manter um bom controle do vosso progresso. O peso em si é uma referência, mas não deve ser levado com tanta importância. O peso da balança NÃO mostra a verdade. Queremos perder GORDURA e não músculos.
Deixo-vos aqui uma tabela com % de massa gorda  :


Sem comentários:

Enviar um comentário